O rabequeiro paulistano Felipe Gomide apresenta o álbum FORROBODÓ ORIENTAL. Com quatro faixas já lançadas, o projeto predominantemente instrumental mergulha nas fusões entre manifestações regionais brasileiras, como o forró e o côco, com a magia da música oriental, desenvolvida pelos povos árabes, turcos, ciganos e persas. O disco chega às plataformas digitais no dia 08/12, sexta-feira. Ouça em sua preferida.
Com uma formação inusitada, a banda que compõe o disco conta com instrumentos orientais como derbake e riqq, ao lado de zabumba, pandeiro, triângulo e agogôs. As melodias são construídas com rabeca e pífano, que passeiam ao lado do alaúde, do clarinete turco e da flauta nay, tendo a viola caipira e sanfona como principais harmonias, e o souzafone nos graves.
FORROBODÓ ORIENTAL conta ainda com participações musicais de peso, como o multi-instrumentista, Carlos Malta, o pianista, Henrique Gomide (Caixa Cubo), e o sanfoneiro Gabriel Levy. Também participaram do projeto as cantoras Janayna Pereira e Katerina Douka (Grécia), além de diversos músicos renomados na cena instrumental brasileira, como Nathanael Sousa, Guegué Medeiros e Ricardo Barros.
O projeto é fruto de mais de 15 anos de pesquisas, estudos, imersões e viagens do compositor, que também é fundador dos coletivos; Bloco de Pífanos de São Paulo e Curso Livre de Rabeca, além de anos de carreira artística, como rabequeiro, em grupos de referência no forró pé-de-serra e na música oriental, como Xaxado Novo e Orkestra Bandida.
FORROBODÓ ORIENTAL aproxima essas linguagens, criando pontes musicais entre diferentes épocas, povos e culturas, valorizando elementos da musicalidade brasileira, enriquecida pelas escalas, ritmos e instrumentos dos povos orientais.